terça-feira, 20 de setembro de 2011

Adriana Varejão

    Adriana Varejão é uma artista plástica brasileira contemporânea.Filha de pai militar e mãe nutricionista, pensou em ser engenheira. Não chegou ao fim do primeiro ano. Depois tentou desenho industrial. A história se repetiu. Em 1984, matriculou-se na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, berço da chamada geração 80, imediatamente anterior à sua. Lá, descobriu a possibilidade de viver da arte.
     A obra de Adriana faz uma ponte entre a modernidade e as convulsões físicas e mentais do barroco brasileiro, que descobriu adolescente, numa viagem a Minas Gerais. Influências? Ela lista, de um fôlego só, intelectuais (Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre), artistas (Rembrandt, Goya, Diego Rivera, Iberê Camargo) e cineastas (Peter Greenaway, David Cronenberg). O resultado, que junta elementos de azulejaria a representações realistas de vísceras expostas, é definido pela autora como a síntese de elementos aparentemente desconexos, que vão de botequim na boêmia Lapa carioca a piscina em Budapeste, passando por "notícia de jornal, banheiro de rodoviária, carne-seca em Caruaru e quadro em Nova York".São obras que aliam a figuração à geometria abstrata e trabalham questões inerentes à tradição da pintura, como cor, textura, composição e perspectiva. As pinturas dialogam com a arquitetura e o espaço de maneira virtual. São câmaras secretas sem portas ou janelas que criam uma ilusão de espaço. São ambientes imaginários, atemporais.



    Aqui um link que explica com detalhes o pavilhão da artista em Inhotim: http://inhotim.blogspot.com/2009/10/galeria-adriana-varejao.html
    E um vídeo do lugar:


Croquis da visita: