Como trabalho do primeiro período de Projeto do Ateliê Integrado de Arquitetura e Urbanismo– UFMG, foi proposta uma intervenção em um lugar coberto escolhido por nós na cidade de Bichinho. O objetivo da intervenção era explorar características do espaço provocando uma interação do espaço, das pessoas com o espaço e das pessoas entre si.
Na primeira viagem à Bichinho, procuramos possíveis lugares para a intervenção na cidade, tiramos fotos e fizemos croquis de três deles. O grupo escolheu o pátio da escola da cidade, Getúlio Silva. Era o lugar mais amplo e mais bem equipado ( tomadas, luzes) além de contarmos com um público muito receptivo, as crianças.
A área coberta do pátio da escola é utilizada somente no período de refeições das crianças e as duas grandes mesas de madeira maciça dificultam o uso da área para outros fins. As disposições da escada e rampa (formas de acesso ao pátio), portas para salas de aula, banheiros, quadra e bebedouros circunscrevem as duas mesas que se comportam como um só grande bloco no centro no pátio. O local também não possui ligações com a rua (tanto no que se refere à arquitetura quanto à vida escolar), que é totalmente voltada para seu interior.
A ideia do grupo foi fazer com que as pessoas interagissem com o espaço e integra-los conectando o pátio da escola com a rua e o espaço separado pelas mesas, além de preencher o grande vão livre com sons e luzes, sem esquecer de criar possibilidades para interações das pessoas entre si.