quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Flâneur

Flâneur é a prática de caminhar pela cidade com a finalidade de experimentá-la, ou seja, vagar pelas ruas observando o que acontece ao redor.
"A industrialização nos séculos XVIII e XIX trouxe consigo o fenômeno da urbanização das cidades européias e, como conseqüência disso, a formação das multidões, dos grandes conglomerados humanos. A mudança de ritmo na vida dos habitantes da cidade foi marcante; o desenvolvimento da linha de montagem das grandes fábricas e a ideologia do "tempo é dinheiro" passou a ditar o aproveitamento do tempo no cotidiano das pessoas. Houve a configuração de um novo tipo de experiência de vida, do tempo e do espaço. E foi durante o ápice dessa sociedade, nas décadas de 1830 e 1840, que ocorreu o aparecimento de uma figura que parecia alheia a tudo isso."
"...um observador que caminha tranqüilamente pelas ruas, apreendendo cada detalhe, sem ser notado, sem se inserir na paisagem, que busca uma nova percepção da cidade. E para situar a curiosa figura do flâneur no tempo, é preciso entendê-lo, antes de tudo, como uma figura nascida na modernidade. Ele apareceu como o contraponto do  burguês, que dedicava grande parte do seu tempo ao mundo dos negócios. A flânerie conseguiu solidificar-se como a experiência própria daquele que gostava de perambular pelas ruas pelo simples prazer de observar ao seu redor; que não devia satisfações ao tempo e tinha a rua como matériaprima e fonte de inspiração."
Do texto "O novo flâneur" de Fernanda Passos, Mariana Gouvêa, Raphael Tosti e Rodrigo Polito